sexta-feira, 2 de março de 2012

Como criar seu Filhote

* ALIMENTAÇÃO

Depois do desmame, dar ração balanceada e de boa qualidade, pode também dar legumes (em especial cenoura ralada), três vezes ao dia até os 6 meses de idade, as refeições devem ser complementadas com vitaminas e sais minerais em quantidade indicada pelo veterinário. Após 6meses de idade, diminuir, para duas refeições diárias.


* HABITOS SAUDAVEIS

Após 3 meses de idade exercite seu cão com pequenos passeios. Deixe-o tomar sol até as 10:00hs.

Xixi e coco: use algumas gotas de Pipi Dog ( é encontrado em lojas de artigos veterinários) no jornal.


* BANHOS

Só deve ser dado quando necessário, para mante-lo limpo e sem cheiro, a partir dos 2 meses de idade, com xampu especifico para caes. Banho somente em dias quentes e ambientes fechados, seque o filhote logo em seguida com um secador com temperatura morna. Não deve esfregar o cão com os dedos, pois embaraça os pêlos, use uma escova de pinos durante o banho, escovando no sentido do pelo. Não deixe entrar água no canal auditivo, use um chumaço de algodão embebido em óleo johnson's  ou óleo de amêndoas.



* VACINAS

Não esqueça de vacinar seu caozinho, isso é muito importante!!!! A vacina deve ser dada a partir de 45 dias de vida em 3 doses, que pode ser repetida de 20 em 20 dias ou 30 em 30 dias.
Só podemos considerar que seu amiguinho está imunizado somente 15 dias após a última vacina.  Se você tocar num cão estranho, o qual,  não sabe se está vacinado, troque de roupa antes de segurar seu filhote.
Aos 3 meses deve ser dado a anti- rábica; Adultos: anualmente a octúpla e anti-rábica.


*VERMIFUGOS


Vermifugar os filhotes sempre a partir de 30 dias, continuar com o vermifugo, sempre 10 dias após cada vacina ou mês a mês, até os 6 meses de idade. Quando adulto, de 6 em 6 meses. Vermes no intestino roubam parte da alimentação ingerida pelo cão, tornando-o mal nutrido e com menor capacidade de produzir anticorpos.




* PARASITAS


Acabe com eles assim que os descobrir, são eles: pulgas, carrapatos e bernes. Todos são muito prejudiciais a saúde do seu animalzinho, além de provocarem irritações na pele, podem causar doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário